Algum tempo atrás me perguntaram o que significavam certos termos japoneses para os variados tipos de versões de determinadas séries nipônicas (ou alguma coisa do gênero, não me recordo quem foi). Embora tais termos sejam populares e até de conhecimento praticamente indispensável ao público otaku, para os leigos e iniciantes faz-se necessário (ao meu ver) dar uma elucidativa explicação sobre o que significa essas "versões".
Primeiramente é preciso esclarescer como funcionam essas versões quando são relacionadas á séries japonesas que tem seu início em mangás. O mangá, na maior parte dos casos é sempre o princípio, pois o sucesso da série é medido tendo como base o sucesso alcançado no mangá. Exemplificando: se um mangá faz sucesso é transformado em anime (ova, movie, doramas ou animes). A série em questrão pode ter todas essas versões ou apenas algumas; isso dependerá muito dos estúdios de produção com relação á custos e retorno financeiro.
Para ficar mais compreensível, explicarei cada um citando tipos e tentando explicá-los da melhor forma possível. Caso você ache algo errado ou tenha alguma informação que possa contribuir, favor entrar em contato.
MANGÁ
O mangá é uma bora de arte e um marco da cultura japonesa. A quantidade e variedade de histórias desenvolvidas para os "quadrinhos japoneses" é impossível de ser calculada e o sucesso destes, atualmente, se extendem ao mundo todo. Na maior parte dos casos, o mangá é o ponto de partida para o sucesso de uma série. É ele quem consolida uma obra e, dependendo do grau de sucesso perante o público, ganha versões animadas: séries de tv, ovas, movies e até doramas. Em certos casos, o mangá se torna mais popular depois que sua versão em anime faz sucesso e ganha vasta linha de produtos.
Porém, há casos em que o mangá faz sucesso e não ganha qualquer versão animada e as razões normalmente se referem ao gênero e faixa etária dos mesmos: mangás adultos ou com temática polêmica. Isso advém do fato de que as versões animadas exibidas para tv ou exclusivo em vídeo sempre são mais "leves" do que o original. Alguns exemplos seriam mangás adultos como Sanctuary, Vagabond, etc. Ou o fato de não possuírem versões animadas é que talvez a popularidade do mangá não atingiu a quantidade de sucesso suficiente para obter versões animadas. É o caso de Conde Cain, Black Bird, Clover e etc.
Quando um mangá alcança sucesso, seu autor ganha notoriedade e muitas vezes o suvesso de trabalhos anteriores ajuda as próximas obras a obterem rentabilidade, como acontece com os diretores de cinema. Alguns exemplos como Yuu Watase (criadora de Fushigi Yugi e Ayashi no Ceres), o popular desenhista e roterista Taeshi Obata (Hikaru no Go, Death Note e "sensei" de muitos autores consagrados de mangás), o aclamado grupo CLAMP (Sakura Card Captors, X Holic, Tsubasa Cronichles), etc.
Mangás populares são aqueles que quase todos já viram ou presenciaram o sucesso da obra, como Naruto, Sailor Moon, Fullmetal Alchemist, Cavaleiros do Zodíaco, etc.
Algumas obras que tiveram seu início em mangá possuem versões de todos os tipos e algumas se tornaram até doramas(live-actions) - ou, lamentavelmente, versões hollydianas.
DRAMA CD / ÁUDIO BOOK
Esse é sempre o primeiro degrau de uma obra após ser publicada em mangá. O Drama-CD (ou Áudio-Book) é extremamente popular no Japão (e só lá). Basicamente a história da série é narrada e dublada para ser ouvida no aparelho de som acompanhando a cartilha que contém a história. Normalmente ter sua bora colocada em um Drama CD é a primeira prova para um autor que sua série poderá ganhar um sucesso maior e ter versões animadas. Há casos raros em que "especiais" de uma série só surgem em formato Drama CD, como é o caso de Pokémon.
DORAMAS
São as novelas japonesas. São de grande sucesso dentro e fora do Japão, embora a qualidade de atuação deixe bastante a desejar. Algumas séries de mangás populares recentemente veem ganhando suas versões em doramas, podendo ou não seguir o roteiro original com fidelidade. Alguns exemplos de Doramas e a versão de Sailor Moon (apenas uma temporada), Death Note (condensado em forma de filme e visivelmente alterado) e Zettai Kareshi. Já foi lançado o primeiro dorama/filme de GANTZ com continuação e este parece seguir fielmente o original.
MOVIES
São versões animadas mais longas, com animação primorosa e que podem ou não ser baseadas em uma série de mangá. Assim, os MOVIES podem ser divididos em dois tipos: os Originais (que possuem única e exclusivamente o movie) e os movies de uma bora (aqueles que possuem uma ´serie na qual são baseados e dependendo do sucesso da série em questão podem ter vários movies que não são ligados á cronologia original).
Exemplos de filmes originais e únicos, podemos citar o aclamadíssimo Akira, Perfect Blue e o vencedor do Oscar, A Viajem de Chihiro.
Exemplos de movies criados com base em séries de mangá consagradas, podemos citar os dois movies de Vampire Hunter D e a primeira adaptação de X-1999.Exemplos de movies de séries renomadas sem cronologia com o original, podemos citar os filmes rentáveis de Pokémon, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball Z e etc.Há casos raros em que o movie finlaiza um anime, como aconteceu com Neon Genesis Evangelion.
OVAS
Os OVAS (Original Vídeo Animation) são animações de determinadas séries de mangás feitas exclusivamente para vídeo e, portanto, não exibidas na tc. A qualidade de animação e produção dos OVAS é muito superior ás séries de tv e em determinados casos tratam de ser mais fiéis ao mangá. Os OVAS possuem uma quantidade limitada de episódios (variam de 2 á 7 capítulos em média), porém a abordagem de enredo é mais profunda. Os OVAS de Rurouni Kenshin, El Hazard e Heelsing por exemplo, possuem uma qualidade incontestável em todos os quesitos.
Os OVAS podem ser mais densos e sombrios do que o anime e até o mangá, além de haver a possibilidade de retratar um futuro alternativo, como ocorreu com os ovas de Guerreiras Mágicas de Rayearth.
SÉRIES DE TV / ANIME
O popular Anime, no sentido literal se refere á animações em forma de série exibidas na tv e os verdadeiros responsáveis pelo sucesso das obras japonesas no ocidente. Quando um mangá recebe uma série de tv, seu sucesso é provado e lucrável. Com sempre boa animação, os animes possuem uma quantidade específica de episódios, que varia conforme o conteúdo, faixa etária do público ao qual é direcionado e o sucesso alcançado. Em média, a quantidade de episódios por série varia entre 13 á 26 episódios, mas dependendo pode chegar á 37 episódios ou mais.
Animes de sucesso estrondoso entre o público infantil ou adolescente costuma ter séries com números exorbitantes de capítuos, como ocorre em Bleach, Dragon Bal Z e principalmente Pokémon. Isso acontece porque o anime atinge sucesso antes do mangá ser finalizado, ou porque a rentabilidade da obra é tal que, quanto mais "esticado" for, melhor para o mercado consumidor.
Em consequência disso que o anime pode ser vítima de "fillers" - capítulos que não possuem qualquer conexão com o original e servem apenas para, literalmente, "encher linguiça" e deixar o espectador extenuado. Os Fillers também são responsáveis por criar personagens que não existem na obra original, jaudando a manter esses episódios, embora alguns tenham se tornado famosos (como a Meilin-Li de Sakura Card Captors ou o Hajime de Gantz). O único lado positivo dos fillers é qie ás vezes eles aproveitam personagens que foram pouco explorados na obra original (como a Hinata de Naruto).
Uma outra forma de anime se refere á séries originais desenvolvidas apenas como anime, sem possuir um mangá ou qualquer coisa do gênero. Essas séries são produzidas por estúdios de animação, tendo qualidade de enredo e desenvolvimento superior á séries baseadas em mangás. Também são mais "adultas", com enredos complexos e uma quantidade única e definitiva de capítulos. Algumas dessa séries, como Ergo Proxy, Noir e Serial Experiments Lain são indiscutivelmente excelentes.
Há casos em que a série de tv toma um rumo totalmente diferente com relação ao mangá, causando divergências entre os fãs como é o caso de Elfen Lied, a primeira série de Fullmetal Alchemist e Gantz. E em casos extremamente raros uma série criada exclusivamente para a tv chega a ganhar alguns volumes em mangá, como ocorreu com Cowboy Bebop.
Espero que o artigo tenha ajudado um pouco! E, se caso vocês lembrarem-se de mais algum tipo de obra que deveria ser mencionada, por favor deixem um comentário para que eu possa redigir! Tenho a sensação de que esqueci algo...
~*~
0 Comments