Header Ads Widget

Ticker

6/recent/ticker-posts

The African Queen - Uma Aventura na África

Em 1951, com roteiro de James Agee; o diretor John Huston reuniu os ícones Katharine Hepburn e Humphrey Bogart num dos grandes clássicos do cinema mundial The African Queen (Uma Aventura na África). Gravado em grande parte nas florestas do Congo Belga (atual República Democrática do Congo); o filme retrata as aventuras e desventuras do barqueiro canadense Charle Allnut (interpretado por Bogart). Dono de um velho barco à vapor chamado "Rainha da África", que navegava pelo Rio Congo transportando mantimentos aos povoados ribeirinhos; que de repente se vê às voltas com a missionária inglesa Rose Sayer (Katharine Hepburn) a serviço na África Oriental Alemã. Ambientado no período da Primeira Guerra Mundial, o filme mostra o personagem Charle sendo convencido pela missionária a descer as perigosas corredeiras do Rio Congo. Completamente opostos em seus gênios, Charle um homem totalmente desprovido de modos e cultura, enquanto Rose uma puritana de gosto requintado; os dois são obrigados a se adaptarem um ao outro para tornarem a viagem algo suportável.

As dificuldades impostas pela natureza selvagem do rio e da floresta, ganham proporções ainda maiores quando surge um navio alemão em seus caminhos, estratégicamente postado no Congo. Rose convence Charle de que devem encontrar uma maneira de destruí-lo. O filme tornou-se um clássico, dando à Hepburn sua 5ª indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Porém, a produção de The African Queen foi cercada de desafios e superações por parte dos atores e toda a equipe de produção. Doenças, calor perigos naturais, fizeram parte do dia-à-dia das filmagens; onde o próprio Bogart sofreu com disenteria, atrapalhando a sequência dos trabalhos. The African Queen foi um grande desafio para Hepburn e também seu primeiro filme colorido. O filme foi aclamado pela crítica e público em geral e, trazia ainda no elenco Robert Morley no papel do Reverendo Samuel Sayer (irmão de Rose). The African Queen é um filme que mistura ação, aventura e romance; ideal para todos os gostos.


Bastidores: Produção e Adaptações
Muitas mudanças ocorreram até a conclusão do filme; inicialmente os personagens principais deveriam viver juntos, como se fossem casados, e Bogart deveria utilizar um dialeto específico do Leste londrino. O relacionamento dos personagens foi alterado pois não agradava os produtores; e o roteiro reescrito devido a dificuldade de Bogart em manter o referido dialeto. Grande parte do filme foi filmado na Uganda e no Congo, algo inovador para época, e o restante foi rodado na Inglaterra e na Turquia. 

Como a maior parte das ações ocorrem dentro do barco, foi construído uma jangada e sobre ela montada uma maquete do mesmo. O filme recebeu quatro indicações para o Oscar, Melhor Ator, Melhor Atriz (Katharine Hepburn), Melhor Roteiro Adaptado (James Agee e John Huston) e Melhor Diretor (John Huston), sendo agraciado na (Categoria de Melhor Ator) Bogart. A American Film Institute (AFI) nomeou Humphrey Bogart e Katharine Hepburn como as maiores lendas do cinema americano.

Post a Comment

0 Comments